Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Estudantes criam "advogado virtual" baseado em supercomputador da IBM

Será que em algum tempo o trabalho humano será totalmente substituído?

Publicado por Maikon Eugenio
há 9 anos

Estudantes criam advogado virtual baseado em supercomputador da IBM

O Avanço Tecnológico tem facilitado muito a vida das pessoas, que a cada dia estão mais inteiradas ao mundo virtual, crescendo gradativamente e ganhando cada vez mais espaço nas residências espalhadas pelo mundo inteiro. Mas será que esse avanço da tecnologia será sempre benéfico ao homem? Um grupo de estudantes criou uma espécie de robô que responde indagações jurídicas com base em um sistema de dados que fica disponível no sistema de nuvem. Inicialmente, a intenção do projeto é ajudar advogados e magistrados, alertando acerca de alterações legislativas e auxiliando advogados no desempenho da função. Resta saber se tal programa se limitará a isso, se hoje, o mercado Brasileiro encontra-se abarrotado de profissionais do direito, imagina se necessário for dividir esse espaço com as máquinas?


Um grupo de estudantes da Universidade de Toronto criou um "advogado virtual" com base no Watson, o supercomputador da IBM.

Chamado de Ross, o sistema está sendo apoiado pela própria IBM, e será oferecido para advogados e escritórios de advocacia como um serviço baseado na nuvem que pode responder questões jurídicas.

O usuário faz uma pergunta e o sistema gera uma resposta concreta, citando um precedente, além de sugerir leituras relevantes ao tema e uma porcentagem de chances de que aquela resposta esteja certa.

Se um novo caso que seja relevante entre no banco de dados, o Ross irá alertar seu usuário no smartphone.

"Basicamente, o que nós construímos é o melhor pesquisador jurídico do mundo. Ele é capaz de fazer em segundos o que um advogado levaria horas", afirma Andrew Arruda, um dos criadores do Ross.

A IBM anunciou que irá dar aos estudantes livre acesso à plataforma do Watson e ainda estuda realizar um investimento na startup que eles formaram para vender o serviço.

Para criar o Ross, a equipe da Universidade de Toronto alimentou o sistema da IBM com um grande volume de precedentes jurídicos e leis do mundo inteiro.

Mas o que torna a máquina poderosa é a capacidade de computação cognitiva que possui, ou seja, de continuar aprendendo e melhorando à medida que os advogados a usem.

Agora, a intenção dos estudantes é fazer acordos com tribunais, para que eles alimentem o programa assim que novos julgamentos e processos estejam disponíveis em seus sistemas.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/2015/01/estudantes-criam-advogado-virtual-basea...

  • Sobre o autorAdvogado - Harvard Law
  • Publicações56
  • Seguidores197
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações303
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estudantes-criam-advogado-virtual-baseado-em-supercomputador-da-ibm/163966587

Informações relacionadas

Fabio Rabello, Advogado
Artigoshá 3 anos

O que é um Ato Infracional e quais as suas consequências?

68 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

2001, Uma Odisséia no Espaço. Não tem como substituir os políticos por máquinas??? Seria só programá-los para ser honestos e agora também competentes, afinal a incompetência tá solta no mundo dos governantes. Tanto da polsição como da oposição. continuar lendo

Só pelo título da publicação me veio em mente a analogia com "2001, Uma Odisséia no Espaço." continuar lendo

Seria ótimo, desde que o sistema fosse alimentado por pessoas verdadeiramente honestas. continuar lendo

Espero que no futuro prospero e próximo, não seja necessário essa figura de políticos por salário. Quem sabe um sistema como o do facebook, onde todos tenham acesso, alimentado com necessidades verdadeiras, gerencie as contas públicas e políticas sociais, permitindo um controle de para onde o dinheiro pago nos impostos serão gastos. continuar lendo

eli, tinha me esquecido desse detalhe; teria que ser alimentado por máquinas também
kkkkkkkkkkkkkkkkkk continuar lendo

Agora falta apenas o juiz e o promotor robô para quem sabe o Judiciário ficar mais "humano" continuar lendo

Hehehehehehehhhhh.......... (risada irônica) continuar lendo

Com conhecimento de causa, posso dizer que o "Advogado Robô" já é uma realidade, e sem precisar de um banco de dados para acessar. Na advocacia em massa, tem advogado que assina inúmeras petições iniciais por dia e questão de petições interlocutórias, outras tantas que se perde a conta. Isso devido ao processo digital.

No caso de "Ross" é uma evolução inevitável e na verdade é de extrema utilidade para o profissional do direito. Ele tem um "goolge" dedicado à área jurídica, formulando textos, teses e dando jurisprudência. Só devemos tomar cuidado com o comodismo, para que não tornemos nós os robôs. continuar lendo

Excelente!
E não venham de conversa: trinta anos de advocacia. continuar lendo